Manual do Garçom
Quem é o garçom?
A figura tradicional e simpática, que ajuda a fazer a história de bares
e restaurantes famosos, apresenta hoje
em dia muitas outras facetas? Sim. Um garçom pode ser empresário,
pode lançar tendências, pode fazer escola. Garçons com muito tempo de experiência apresentam suas respostas. Falam da
profissão com orgulho e destaca o quanto a apresentação pessoal
fundamental para construir o próprio cartão de visita.
Como entender a hierarquia do grupo
Entre os garçons, há uma hierarquia profissional que deve ser
respeitada, a FM de garantir o bom andamento
das atividades. Imagine a hierarquia como uma escada: em cada degrau há uma
pessoa que desempenham funções de menor responsabilidade e, por isso
também de menor autoridade. Independente da atribuição de cada um é
preciso enxergar o trabalho como uma ação integrada. Só assim será possível
garantir a qualidade de atendimento ao cliente.
O garçom faz parte de um conjunto de trabalhadores especializados que
compõe o que secostuma chamar de brigada.
Nessa brigada o mais auto grau hierárquico é o do gerente deA&B.No
bar ou restaurante, o salão é dividido em grupos de mesa, cada grupo de mesa
constituiuma praça e fica sobre a
responsabilidade de um garçom. Por motivos éticos, o garçom nãodeve
disputar clientela com os colegas de trabalho.
Gerente do restaurante ou de A&B
Organiza e faz a supervisão de serviços do restaurante, organiza escala,
distribui tarefas e checam todos os
procedimentos operacionais. É interessante que esse profissional domine um
ou dois idiomas, ale do seu idioma de origem.
Maître
Supervisiona os serviços de atendimento no restaurante. Recebe os
clientes e similares, auxilia na escolha da mesa, vistoria o salão, verificando
a limpeza e disposição dos utensílios. Zela pelo comportamento e apresentação
dos subordinados, verificando uniformes e orientando-os nas tarefas. Faz a
reserva de mesa, controla a quantidade de matérias em uso como pratos,
talheres, copos e roupas. Distribui cardápios aos clientes anota os pedidos e encaminha ao bar ou copa ou cozinha.
Chefe de fila
É a função entre o garçom e o maître. Tem
autoridade entre os demais garçons ou commis. Orienta o trabalho de limpeza, faz o
rol das roupas, acompanha a arrumação do salão.Distribui as praças aos garçons
e commis, providencia os cardápios que entrega ao maître um pouco antes da abertura do restaurante. Se
houver alterações no cardápio comunica ao maître.
Sommelier
É o responsável pela apresentação de vinhos. É quem oferece a carta de
vinhos aos clientes,depois que o maître
anota os pedidos. È obrigatório que tenha conhecimentos sobre vinhos e demais
bebidas, para der informações aos clientes e sugerir combinações
adequadas. Deveconhecer cores, sabores, safras e temperatura ideal de
todos os vinhos, a fim de ajudar ocliente a equilibrar sua refeição, unindo
adequadamente a bebida ao prato escolhido.
Barman
Sua especialização é o serviço de bar, preparando coquetéis, drinks,
batidas, sucos, etc. è obrigatório bom
conhecimento sobre bebidas nacionais e estrangeiras.
Garçom
Todo restaurante tem sua brigada de garçom dividido em praças, liderados
pelo chefe de fila.Mas só os locais mais sofisticados contam com um maître. Na
ausência do mesmo, é o garçom que assume aas maiores responsabilidades. Junto
com o cozinheiro, compõe a dupla de maior
responsabilidade de um restaurante.
Commins
É o auxiliar do garçom, a quem deve obediência. Usa jaqueta em lugar do
paletó.
Em muitos restaurantes, a
diferenciação é feita por maio da cor da gravata.
Dicas
Procure utilizar o uniforme somente no ambiente de trabalho, pois em
caso de uso na rua pode-se contrair agentes patológicos que, em contato com o
alimento, poderão deixá-los contaminados.
Evite usar perfumes ativos durante o
expediente. Podem incomodar o cliente e perturbar oambiente do
restaurante que é um lugar cheio de odores característicos.
Mandamentos do garçom
Apresentação pessoal impecável;
Higiene absoluta tanto pessoal quanto no
trato com produtos, utensílios e peças de trabalho, Simpatia, educação, diplomacia,
discrição e poder de comunicação na convivência com clientes e colegas;
Disposição e bom preparo físico para suportar longas jornadas de trabalho,
Inteligência e habilidade mental;
Honestidade, fidelidade e seriedade no trato com colegas e clientes;
Senso de organização, iniciativa e criatividade no desempenho das
atividades diárias;
Interesse pelo trabalho, pontualidade e profissionalismo;
O segredo do atendimento diferenciado.
Muitos garçons experientes acreditam que o atendimento
tem que ser com uma bela roupa:precisa ter a medida certa ou a cara do
cliente.
Em caso de erro, o garçom iniciante não deve se esconder do cliente e
nem repetir a mesma falha.Em caso
de dúvida deve pedir ajuda na cozinha e apoio gerencial.
No dia-a-dia de trabalho, o bom profissional deve exercitar a
identificação de perfis diferentes entre
os freqüentadores do restaurante. O garçom pode adotar uma espécie de receita
básica para seus clientes, estabelecendo uma Lina de trabalho
personalizada para cada um deles. Veja:
Um cliente sozinho:
Não o faça esperar muito entre um prato e
outro;
Se possível, acomode-o em uma mesa que não esteja no centro do salão;
Cliente em lazer:
Sirva a refeição no ritmo do cliente, com calma;
Ofereça todos os serviços de alimentos e bebidas;
Executivos:
Não interrompa;
Sirva sem incomodar a conversa;
Evite interrupções durante as
refeições;
Mantenha uma postura séria;
Tenha a conta pronta;
Apressados:
Seja eficiente;
Recomende pratos rápidos;
Notifique a cozinha;
Tenha a conta pronta;
Atrasados:
Não os apresse;
Ofereça o serviço completo;
Problemáticos:
Seja simpático
Preveja possíveis problemas;
Certifique que os pratos estejam corretos
antes de servir;
Mantenha-se atencioso durante a refeição;
Reveja a nota antes de apresentá-la;
Com crianças:
Seja rápida. A paciência da criança em ambientes
fechados é curta e habitualmente os paisnão estão dispostos a esperar
por serviços demorados;
Ofereça algo para as crianças brincarem, dentro do possível;
Traga a comida das crianças junto com a entrada dos
pais;
Ofereça cadeira especial para as crianças;
Retire de perto das crianças objetos ou utensílios que ofereça perigo;
Tenha a nota pronta;
Sérios:
Faça seu trabalho com eficiência;
Seja cortês;
Mesas grandes:
Identifique quem é o responsável;
Muita atenção na hora de tirara a comanda;
Saiba quem pediu o que;
Solicite ajuda na hora de servir;
Noções de Coquetelaria Internacional
Categorias
Em função da dosagem alcoólica, tamanho e temperatura doscocktails,
convencionou-sedividi-los em Short Drinks, Long Drinks, Hot Drinks
Short drinks são bebidas servidas em copos pequenos, podendo ser
aperitivos ou digestivos,variando conforme
sua receita.
Exemplos: Dry Martini, Margarita, Manhattan, Alexander, Rusty Nail Long
Drinks são bebidasservidas com copos
grandes, tendo geralmente em sua composição um destilado misturadoa
licores, sucos de frutas, refrigerantes e águas gaseificadas com muito gelo
.
Exemplos:Horses Neck, Tom Collins, Screw Driver, Gin Tônica Hot Drinks
são bebidas servidas emcopos especiais, tendo como finalidade principal,
aquecer o corpo. São bebidas apropriadaspara dias mais frios.
Exemplos: Irish Coffee, Ron Grog, Hot Egg
Nog
Modalidades
Em função dos utensílios utilizados, forma de preparação e da densidade
dos ingredientes utilizados convencionou-se dividi-los em três modalidades:
Batidos, Mexidos e Montados Batidos são os cocktails cujos componentes têm
diferentes densidades entre si, por isso énecessário batê-los para misturar
melhor.
Exemplos: Alexander, Whisky Sour, Daiquiri, PiñaColada Mexidos são
cocktails cujos componentes têm entre si densidades muitosemelhantes, bastando
para isso mexê-los para misturá-los.
Exemplos: Dry Martins,Manhattan, Rob Roy, Gibson.
Montados são os cocktails que em sua composição há ingredientes de
densidades diferentes ou semelhantes.
Estes cocktails são preparados
nos próprios copos onde serão servidos. Sãobebidas com visuais às
vezes muito exóticos. Seus componentes devem ser colocados um aum, criando um
visual bonito.
Exemplos: Negroni, Old Fashioned, Pousse Coffee, TequilaSunrise, Black
Russian
Em Classificação
Função do grau etílico de seus componentes os cocktails foram
classificados como:
estimulantes de apetite, digestivos, refrescantes, nutritivos e
estimulantes físicos
Estimulantes
de apetite são cocktails com sabor seco, amargo ou ácido devendo
serservidos antes das refeições. Normalmente são preparados com bebidas
destiladas, ³bits´,suco de frutas ácidas, vermutes, e pequenas quantidades de
açucar
Digestivos
são cocktails preparados com componentes que ajudam
na digestão dosalimentos.
Entram em sua composição destilados, açúcar, licores, cremes, etc
Refrescantes
cocktails preparados normalmente com destilados, sucos de frutas,
licores,refrigerantes, águas gaseificadas e muito gelo. São ideais para dias
muito quentes de verão,seja na praia, na
piscina ou mesmo curtindo uma gostosa noite acompanhando petiscos
Nutritivos
são cocktails em que usamos em sua composição ingredientes com alto
teorcalórico tais como: ovos, cremes, açúcar, mel, leite, chocolate, xaropes,
vinhos fortificantes,etc
Estimulantes físicos
são cocktails preparados com ingredientes que tem por finalidadeaquecer
o corpo. São compostos por destilados, chás, café, chocolate, mel, leite
quente,canela, noz-moscada, cravo-da-índia, recomendados para dias frios
Montando o seu Bar
Qualquer pessoa é capaz de preparar cocktails para dois ou mais amigos.
Mas, parafazermos isso com perfeição é necessária certa organização e acima de
tudo utensílios emateriais adequados para um resultado final satisfatório. A
seguir estaremos ajudando-o amontar seu próprio Bar, dando-lhes dicas de
utensílios, copos, gêneros alimentícios econdimentos e o mais importante,
bebidas que jamais deverão faltar em um bar doméstico
Utensílios de Bar
Coqueteleira ou Shaker
Copo misturador ou mixing-glass
Colher bailarina (com cabo longo)
Saca rolhas
Abridor de latas e garrafas
Balde inox para gelo
Balde inox para vinhos e espumantes
Jarra de vidro para sucos e água
Dosador para medir bebidas
Espremedor inox para laranja e limão
Faca inox para frutas
Pegador de gelo (inox)
Socador para caipirinhas
Passador para cocktails
Bandejas inox (vários modelos)
Guardanapos de tecido e papel
Recipiente inox para cerejas, azeitonas e cebolinhas em conserva
Condimentos e gêneros Alimentícios utilizados no Bar
Sal
Pimenta-do-reino
Açúcar refinado
Canela em pó
Noz-moscada
Pimenta vermelha ( tabasco)
Molho inglês
Azeitonas verdes
Cebolinhas em conserva
Laranja
Limão
Abacaxi
Maçã
Cereja
Creme de leite
Leite condensado
Leite de côco
Folhas de hortelã frescas
Copos utilizados no Bar
Taça de Cerveja
Taça de Vinho tinto
Taça de vinho branco
Taça Flüte Champagne
Taça Margarita
Taça de vinho do porto (Sherry)
Taça Martini ou Short Drink
Copo Long Drink
Copo On-the rocks
Copo Old fashioned
Copo Balão ou Cognac
Copo Vodka
Copo Hot drink
Cálice de licor
Bebidas que não podem faltar em seu Bar
Scotch whisky: Scotch standard, Scoth velho, Special Scotch, Pure malt
Whiskey Irlandês
American Whiskey: Bourbon, Rye Whiskey (centeio)
Canadian whisky Run:claro e escuroGin: tipo London dry gin Vodka Cognac Brandy
Bitters: campari, fernet branca ou underberg, angostura bitter Vermouth: branco doce, branco seco e tintoLicores:
Cointreau, Benedictine, Strega, Grand Marnier, Cassis, Menta, Cherry brandy, Apricot, Drambuie, Frangélico, Tia Maria, Galliano, Sambuca, Chartreuse, Baileys, Mandarinetto, Amareto, Cacau, Curaçau Blue, Banana, Cacau branco, Menta branca Diversas: Tequila, Grappa, Poire Willians, Kirsh, Pisco, Cachaça, Armagnac, Calvados, Porto (branco, tinto),Jerez(seco, amontilado), Pernod, etc
Xaropes : grenadine, morango, framboesa, kiwi, groselha
Sucos: tomate, abacaxi, maracujá, manga, goiaba
e uva
Preparando seu Cocktail
Jamais misture dois destilados, o sabor pode
até agradar, mas um poderá anular o outroJamais use espumante,
águas gaseificadas ou refrigerantes na coqueteleira.
Misture sempredepois
Jamais misture numa composição mais de cinco bebidas
Sucos de laranja e limão devem ser sempre frescos
Somente use produtos de qualidade em suas misturas.
Cocktails são bebidas de aroma e
sabor muito delicados
Decorações devem ser complementos. Mais importantes são o aroma e o
sabor
Em cocktails servidos somente gelados, os copos devem ser gelados
previamenteTodos os cocktails devem
ser servidos imediatamente depois de preparados
Quando o número de convidados for grande, prepare antecipadamente
rodelas e cascas delimões
para decoração
Tenha sempre à mão, amendoins salgados,
castanhas, batatas chips e pipocas paraacompanhar suas bebidas
Mulheres normalmente preferem bebidas suaves, os
homens preferem mais encorpadas,mas há exceções à regra
O gelo utilizado na preparação deverá ser feito com
água mineral ou comprado fora. Nuncause água da torneira para fazê-lo, o
cloro poderá comprometer o sabor da sua bebida
Para caipirinhas e certos tipos de cocktails usar gelo quebrado
Tenha sempre à mão club soda, água com gás, e
refrigerantes para as suas misturas
Destilados e licores depois de abertos devem ficar bem fechados e em pé.
Os licorescremosos devem ser mantidos na
geladeira, bem como alguns destilados e vinhos brancosaperitivos, após
abertos
Finalmente o mais importante: sirva bebidas certas, nos momentos certos.
Aperitivos antes,digestivos após e os long drinks jamais, durante refeições
E não esquecer, um bom serviço de bebidas poderá muitas vezes corrigir
possíveis imperfeições no cardápio
Os sete pecados capitais do serviço
Como as falhas da brigada de um restaurante
pode prejudicar Ou afundar em almoço denegócios.
Falhas leves
FALTA DE UM SORRISO NO ROSTO
Receber um cliente com a cara seria ou amarradapode ser o inicio de uma
relação conflituosa e infeliz. È o garçom o garçom que deve dar oprimeiro passo
para a comunicação correr bem.
EXCESSO DE ZELO E ANIMAÇÃO
Garçom que dão tapinha nas costas dos
clientes, fazempiadas freqüentes na mesa, não saem do seu lado e querem saber o
que você achou de cadarefeição podem ser bem indigestos.
Falhas médias
FALTA DE SOCORRO NA CHEGADA
Entrar em um restaurante é sempre
um momentotenso: você esta em um ambiente que não conhece, recebe a
atenção de todos do salão aopassar pela porta e solta qualquer olhar
desesperado em busca de alguém para lhe estendera mão.
Quando o socorro demora a brigada do
restaurante entra na lista negra do cliente.
Quando um garçom passa na sua
frente e finge que não vê, a falha se torna eliminatória.
DESCONHECE O QUE VENDE
Um dos papéis do garçom é tirar duvidas sobre o cardápio.
Quando o profissional não domina a composição do que vende, o cliente
tem duas opções:usar o garçom como garoto de
recado na comunicação com a cozinha ou pedir o prato noescuro.
ESQUECER SEU PEDIDO
Sem comentários.
Falhas eliminatórias
BRINCAR DE ESCONDE-ESCONDE
A refeição tem momentos cruciais: receber oscardápios, fazer os pedidos,
ter as louças retiradas no final, etc. se o garçom precisa serprocurado nessas fazes a situação é grave.
CONTRARIAR O CLIETE DE FORMA DESELEGANTE
Transferir a culpa de alga para ocliente ou contestar
uma impressão dele sobre o prato de forma insensível é pedir cartão vermelho.
Já vi um carré de cordeiro chegara à mesa completamente crua. Meu colega de refeição
pediu para a cozinha passar mais e o garçom contestou sem qualquer jogo de cintura:
Mais esse ó jeito certo de comer essa carne
Tipos de Serviços à mesa
Há vários tipos de serviço de restaurante. A refeição
pode ser servida ala carte ou seguir um menu preestabelecido, como o que
é combinado para uma recepção, ou o carda pio semanal de hotel ou pousada que inclua refeições na hospedagem. Na
modalidade a la carte, cada cliente examina o menu, escolhe o prato, e o
indica ao garçom. Além dessa distinção, os serviços também variam no modo como
o alimento chega
ao prato do convidado ou cliente. O serviço à mesa,
tanto em um restaurante quanto em uma recepção, pode ser à inglesa, à francesa,
à russa, ou à americana. Excetuado o americano em que o lado direito é facultado porque o prato já vem feito, nos demais serviços o cliente é servido pelo lado esquerdo do assento, e os
pratos são retirados pela direita.
Serviço à inglesa.
Neste serviço o garçom leva uma bandeja com a
comida desejada ou de acordo com ummenu fixo, igual para todos os convivas
à mesa.
Ele mantém a travessa na palma da
mãoesquerda enquanto com a direita, segurando juntos dois talheres que
funcionam como umagarra, serve cada um dos comensais.
Em um jantar em casa, para poucas pessoas sentadasà inglesa (V. Mesa,
lugares), o procedimento tem importante variação chamada Serviço doAnfitrião,
em que, antes de serem servidas, as carnes são cortadas ou trinchadas
pelopróprio anfitrião. O serviço à inglesa tem a característica, tanto na sua
variação mais simplesquanto na mais refinada, de que as porções de carne são
fixas, a critério do anfitrião, noprimeiro
caso, ou do garçom, no segundo. É tido como o melhor sistema quando umarefeição
é contratada em um restaurante para um grupo com um número grande depessoas.
Serviço à francesa.
O serviço à francesa, até o final do século XVIII, consistia em uma mesa
ampla onde eramcolocados todos os pratos, e os convidados sentados de modo que
os mais importantesficassem frente aos melhores pratos. A característica
principal do serviço era a prodigalidadee
fartura. Os convidados ao entrarem no salão, encontravam a primeira mesa posta
(a deentrada, ³entrée´), fornida de alimentos leves com os quais se
iniciava a refeição. Ao fimdessa primeira etapa, os convidados se levantavam
para que os utensílios fossem removidospelos criados (não havia garçons) e novo
estoque de alimentos era trazido da cozinha, sob asupervisão atenta do maître
d¶hôtel, consistindo de pratos de carnes mais delicadas,acompanhadas de vinhos mais brandos. Após esse segundo turno,
a terceira etapa consistiade carnes mais suculentas, o que hoje é
chamado prato principal, com vinhos mais fortes.No intervalo em que era
reabastecida a mesa, os convidados comiam pequenos quitutes, osentremets (entre pratos). Por último era composta
a mesa de doces e bolos, o que é hoje asobremesa. O atual serviço
francês tem sua característica original de sucessão de pratos,porém o
modo de servir os convivas é inteiramente outro: um único prato representa cadauma das mesas que eram postas sucessivamente. O
garçom leva uma bandeja com acomida, equipada com os talheres de servir
cujos cabos estarão voltados para o comensal,que serve a si próprio da
quantidade que desejar. O garçom apresenta a bandeja a cada umpela esquerda, seguindo a ordem devida de
precedência, e serve o vinho nos seus copospela direita. A operação é
repetida para cada prato da seqüência da refeição completa.
Serviço à russa.
Serviço à russa.
A comida a ser servida ao cliente vem em bandejas
pronta da cozinha, ou com alguma partea ser completada diante
do cliente. As travessas são colocadas sobre fogareiros ( réchauds)em uma
mesinha (guéridon) junto à mesa a ser servida, à vista das pessoas sentadas. Acomida é mantida
quente e o garçom, terminados os preparativos, faz o prato de cadapessoa e o
coloca diante dela. Carnes, crepes, etc. são flambados a chama alta.
Esse modode servir costuma ser
um flamejante espetáculo, estimulante do apetite pelos vapores e ocheiro de
temperos que espalha, e pelo seu exotismo.
Em sua difusão para o Oeste, pousouprimeiro
em Paris.
Essa a razão porque, esquecida a sua verdadeira origem, muitas vezes échamado erroneamente serviço à francesa.
No entanto, como todos os demais serviços, elepode ser
assimilado em parte de uma sucessão de pratos que é a idéia original do serviço
à francesa.
Serviço Americano.
O serviço americano é completamente diferente do inglês, do francês e do
russo. A comida écolocada em pratos individuais na cozinha, e estes são levados
pelo garçom ao respectivocliente. Porque o prato já vem pronto, ele é colocado
diante do cliente pela direita (o mesmolado
em que as bebidas são servidas e os pratos usados são retirados).
Esse é o modo de servir que dá ao Chef a melhor oportunidade de
apresentar a sua arte culinária, inclusive dentro
de um designe que contribui para a atratividade do prato tanto quanto o
seu cheiro eo seu sabor. Por esse motivo, é o sistema mais adequado
quando se trata de uma refeiçãoformal, com a sucessão de vários pratos, em que
não conta a quantidade de comida, mas aqualidade. Ao fim de cada estágio os
talheres usados são removidos junto com o prato, enovos são trazidos para o
estágio seguinte. Obviamente, o prato individual servido dessaforma não pode
ser confundido com o chamado ³prato feito´ ou ³prato do dia´, que
osrestaurantes eram obrigados, por uma lei de interesse social, a oferecer como
pratoaccessível aos clientes mais pobres.
Serviço com bufê.
O bufê é um modo bastante prático: no restaurante, a comida preparada
previamente evitaa longa espera que acontece
quando o prato é solicitado a la carte. Muitos restaurantes funcionam
com esse sistema, outros combinam o bufê, que tem preço fixo, ao atendimento
ala carte. Em uma recepção, é o modo mais prático quando o número de convidados
é grande. Permite também oferecer uma
variedade de pratos que corresponderão aos estágiosde uma refeição
completa. O cliente ou convidado pega a louça na pilha em um dos extremos da mesa, ou no lugar que
lhe foi destinado nas mesas no salão. Pega também o guardanapo e os
talheres, que segura por baixo do prato enquanto se serve.Em uma recepção realizada em um restaurante
ou salão, em geral a louça encontra-se nas mesas onde os convidados irão se
sentar, juntamente com os talheres e o guardanapo, em lugares marcados. Com seu
prato na mão, o convidado se dirige ao bufê, com o cuidado de observar o trajeto a seguir, para não ir de encontro a
outras pessoas ou passar à frente indevidamente. O serviço de bufê não
dispensa inteiramente os garçons. Alguns estarão junto ao bufê servindo os
pratos mais concorridos, outros servirão a bebida ao cliente depois que este toma seu lugar à mesa.
Embora isto seja pouco comum em restaurantes, o bufê pode ser dividido
em dois ou mais centros, em pontos diferentes do recinto, por exemplo: um para
os rechauds dos pratos da Entrada, um segundo para os rechauds do
Prato-principal, e um terceiro para a Sobremesa.O maior incomodo do bufê está em que, para fazer sua própria
sucessão de pratos, passando do prato de entrada à sobremesa, o convidado
estará obrigado a algumas idas e vindas às mesas do bufê. Ao fazê-lo, deixa os
talheres sobre a mesa que ocupa, se houver descanso para
talheres. Não havendo, e o mais comum é que não haja, leva-os consigo, uma vez
que não deve deixá-los sobre o forro da mesa nem sobre o sousplat.
Sopas.
Sopas já no prato são servidas pela direita do comensal. Porém quando é
servida à mesapelo garçom, a partir de uma terrina, o serviço é pela esquerda.
O restaurante pode oferecer todos esses pratos, mas é comum seu número
limitar-se a dois,os chamados primeiro e segundo prato, precedidos por um
serviço de salgadinhos como azeitonas,
fatias de pão com patê ou manteiga, etc. A quantidade de comida de cada
prato é menor, prevendo-se que o cliente pedirá a seqüência de pelo
menos dois pratos. O garçom anota o pedido dos dois pratos como primeiro e
segundo, e os apresentará na seqüência, o segundo depois de retirar e repor a
louça e os talheres utilizados no primeiro. (O primeiro prato pode ser uma
massa, por exemplo, ignoc; o segundo prato, por exemplo, escalopinho sao molho
madeira com arroz à grega). Os pratos são preparados levando-se em conta a qualidade,
não a quantidade, e são verdadeiras criações artísticas do Chefe da cozinha,
tanto como pratos individuais no serviço à americana, como em bandejas, nos
demais serviços.Somente depois de freqüentar um restaurante um certo número de
vezes, o cliente descobrirá o que ele tem de melhor a oferecer e como fazer seu
pedido.
Em geral, no Brasil os restaurantes
oferecem opões, com pratos preparados em quantidade que vale por uma refeição,
prevendo-se que o cliente pedirá apenas um prato, e também pratos especialmente
compostos para um curso de dois ou mais pratos sucessivos..É uma boa norma
perguntar ao seu anfitrião que prato ele recomendaria. Conforme o que ele
recomendar, você ficará sabendo quanto ele pensa despender e poderá escolher o indicado
ou qualquer outro na mesma faixa de preço. É grosseiro pedir um prato caro sem que
o anfitrião encoraje você a fazê-lo. Se ele não sugerir nada, o convidado
procura entre os pratos de preços médios: não salta prontamente para um prato
de lagosta, por exemplo,sem que lhe seja
recomendado.
Os talheres estão postos pelo garçom na ordem
em que deverão ser usados pelo cliente em uma refeição completa. As facas e
colheres, à direita do prato que marca o lugar; e à esquerda, os garfos. A
colher a ser usada com a sopa, que constitui ou é parte da entrada,estará na
posição mais afastada, à direita. Depois de usada será deixada dentro do prato
de sopa vazio que será retirado pelo garçom. O talher seguinte será a faca mais
externa, a que antes tinha a colher ao lado. Será usada juntamente com o
garfo mais externo no lado esquerdo do prato, para o primeiro prato. Se o
primeiro prato for peixe, o garçom trocará esse jogo de talheres pelo que é
próprio para peixe. Depois de usados, esses talheres serão deixados sobre o
prato, na posição que é indicada na figura que está na página Pratos e Talheres.
Com os talheres para o segundo prato, que poderão ser um pouco maiores, o procedimento é o mesmo. Os talheres para a
sobremesa são normalmente posicionados na frente do prato, do lado
oposto ao da borda da mesa. Os demais
talheres e utensílios são a faca de manteiga sobre o prato de pão,
o guardanapo,e o prato de serviço ou sousplat. O pratinho para o
pão é colocado à esquerda, acima dos garfos e do guardanapo. Sobre ele é
colocada uma faca pequena para manteiga ou outro revestimento que seja servido.
É um erro deplorável a pessoa apropriar-se do guardanapo e do pãozinho que
estão à sua direita, e que não são os seus, porque os que lhe cabem estão do
lado esquerdo. O prato de serviço, quando corresponde ao tamanho dos pratos
maiores é mais conhecido por sous-plat (do francês, significando "debaixo
ou sob o prato"; pronuncia-se "suplá"). Funciona como uma
bandeja para os pratos da refeição, e é retirado ao final, para dar lugar ao prato
de serviço pequeno, próprio para a taça de sobremesa. O talher da sobremesa, depois de usado, é deixado sobre esse pratinho
e não dentro da taça. Se o restaurante é francês, ou em um país
culturalmente influenciado ou colonizado pela França, deve-se respeitar
o uso do garfo na mão esquerda, com os seus dentes voltados para baixo. Se o restaurante é em um
país colonizado ou influenciado culturalmente pela Inglaterra, o uso do
garfo é na mão direita e com os dentes para cima; é trocado para a mão esquerda
apenas no momento de cortar a carne. No Brasil, pessoas que estão sob a influência
do neo-colonialismo francês do final do século XIX e início do século XX usam o
garfo na mão esquerda, como os franceses. A maioria dos brasileiros, porém,
segue o hábito herdado de Portugal ± que por sua vez o assimilou através de seu
relacionamento com a Inglaterra ±, de
usar o garfo na mão direita, excetuado no momento de cortar a carne.
A utilização dos copos segue a mesma regra dos
talheres, quanto à ordem em que são usados. O primeiro à direita, que também é o menor,
será para o vinho branco que acompanha o
primeiro prato (geralmente carnes brancas). O do meio, de tamanho médio, para
o vinho tinto que acompanha o prato principal (geralmente carne vermelha), e o terceiro e último, o maior dos três,
para água. Mas a ordem em que são cheios pelo garçom é um
pouco diferente, porque o primeiro servido é o maior à esquerda, o copo para
água, depois, acompanhando o primeiro prato, é servido o menor, que é o
primeiro à direita.
O garçom, - ou o sommelier nos restaurantes que tem esse profissional -,
apresenta o vinho ao anfitrião voltando-lhe o rótulo da garrafa. Confirmado que
é o vinho desejado, a garrafa é aberta e lhe
é apresentada a rolha.
Ele deve conferir se a rolha tem cheiro diferente do vinho(cheiro de
vinagre ou cheiro de mofo, dois fortes indícios de que o vinho está
estragado).Após a aprovação quanto a esse aspecto, um pouco do vinho é vertido
em sua taça e ele fará discretamente o teste do aroma (se diz buquê para os
vinhos tintos) e a prova do paladar (degustação). Se o vinho satisfaz, autoriza
o garçom a servi-lo a seus convidados. A propósito desse ritual, o leitor
encontrará mais detalhes na página sobre escolha do vinho e na página sobre
garrafas, rótulos e rolhas.
Em um restaurante de boa
categoria, o cliente é servido pela esquerda, e os pratos são retirados
pela direita.
Este é um procedimento padrão. As senhoras são servidas antes dos homens,
primeiro as convidadas de mais importância, à direita e à esquerda do
anfitrião, a anfitriã por último. Os homens são servidos por ordem a partir do
convidado de honra o qual estará sentado à direita da anfitriã, o anfitrião por
último. Para cada novo prato a ser servido, deve ser colocado um prato limpo
diante do cliente.
O jantar formal para várias pessoas em
um restaurante deve ser combinado previamente com o gerente da
casa. É imperativo ter um contacto prévio com o maitre, ouvir suas sugestões e
discuti-las, escolher quais pratos constituirão a seqüência a ser
servida, os vinhos para cada etapa, as sobremesas, aperitivos e licores;
verificar o melhor posicionamento para a mesa única, se for o caso, e
providenciar as flores para sua decoração. É oportunidade também para se
combinar a colocação dos cartões indicadores do lugar de cada convidado, assunto da página Lugares à mesa.
Esta indicação pode ser uma boa
medida, para evitar que o anfitrião precise definir na hora onde cada convidado
deverá sentar-se.
Finalmente combina-se o modo de pagar, para que o acerto seja feito de
modo discreto, depois da saída dos convidados. É uma boa idéia oferecer
previamente ao gerente uma parte do pagamento à guisa de caução. É provável, no
entanto, que ele não aceite, mas o fato deter sido feita a proposta
positivamente já será motivo de maior confiança para ele adiantar providências como o tempero prévio de grandes
porções de carne, de legumes, etc., de modo a reduzir o tempo de espera
do serviço de mesa.